
"MINHA ALDEIA É..."
Este é um espaço destinado às matérias produzidas por alunos-líderes, apresentando, ao mesmo tempo que esmiuçando particularidades e história de suas comunidades.
por Antônia Kanindé
Localizada no interior da cidade de Aratuba no estado do Ceará, encontra-se a aldeia Fernandes pertencente ao povo indígena Kanindé de Aratuba. A região é habitada há mais de 100 anos por essa população, que na atualidade destaca-se por seu processo de formação educacional e cultural, aliando os conhecimentos tradicionais da aldeia aos conhecimentos científicos e museológicos.
A aldeia possui um modelo próprio de organização, que interliga todos os espaços de discussão e construção de conhecimento dando a estes o nome de ‘’lugares de memória’’. Um dos principais espaços é o museu criado logo no inicio da mobilização por reconhecimento étnico dos Kanindé no ano de 1995, sendo este reconhecido como a primeira organização educacional da aldeia. A escola por sua vez, surge somente no inicio dos anos 2000, sendo fruto da reinvindicação das aldeias indígenas de todo o estado. Seu principal pilar baseia-se na formação de crianças e jovens aptos criticamente a atuarem na manutenção dos saberes da aldeia e para tal utiliza como principal conteúdo didático os próprios conhecimentos dos lideres comunitários.
A formação acadêmica também se mostrou necessária nos últimos anos, ocorrendo assim à ocupação das vagas nas universidades e institutos federais no entorno da aldeia, hoje existem mais de 20 estudantes inseridos no campo acadêmico que direcionam seus estudos a organização e conhecimentos do povo Kanindé. Dessa forma garantimos a manutenção de nossos saberes fazendo com que a escola fortaleça a luta por nossos diretos e a luta fortaleça nossa escola e a aldeia.
Mediante a esse cenário, a luta pela demarcação do território do povo Kanindé bem como de inúmeros outros povos indígenas do país se torna ainda mais relevante, sendo ainda a principal pauta de reinvindicação do povo para que assim sejam assegurados à estes, a manutenção e conservação dos conhecimentos locais, o direito a saúde e educação diferenciadas e o reconhecimento e garantia de direitos já previstos na constituição de 1988.
Diga aos Kanindé que avancem.
Avançaremos!
KANINDÉ DE ARATUBA (CE)





